quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aécio Neves facilita a vida dos imigrantes e descendentes.


Consulta à documentação de imigrantes


O Governo Aécio Neves com sua politica de traças pontes entre as diversas etnias que compoem o povo mineiro criou um excelente mecanismo de busca de informações para imigrantes e descendentes.


O Arquivo Público Mineiro (APM) possui um riquíssimo conjunto de documentos que possibilita a emissão de certidão probatória de ascendência.

Esse acervo, até então possível de ser consultado apenas pessoalmente, na unidade de atendimento abaixo, ganha caráter universal, via internet, pelo SIA/APM – Sistema Integrado de Acesso – uma base informatizada que reúne documentos históricos pertencentes ao Arquivo Público Mineiro.

A disponibilização desses dados pela internet permite que as pessoas verifiquem sua ascendência, através dos registros digitalizados, sem a necessidade de deslocamento à Instituição.

Além disso, torna o acervo acessível a um maior número de pessoas.


O sistema de busca foi feito de forma que a pessoa possa verificar sua ascendência pela internet, sem precisar sair de casa e, se de fato comprovada, solicitar a emissão da certidão probatória.

No caso certidão, é necessário requerer diretamente ao Arquivo Público Mineiro, para a garantia do teor das informações e de sua legalidade.


Para acessar a documentação sobre imigrantes, visite o Arquivo Público Mineiro ou clique aqui.Valor da Taxa: Gratuito.
Documentos Necessários: Nenhum documento é necessário para a prestação deste serviço.Endereço: Arquivo Público Mineiro - Av. João Pinheiro, 372, Funcionários -Belo Horizonte, MG - CEP: 30130-180 Tel.: 3269-1167.