segunda-feira, 18 de abril de 2016

Rio oferece curso de língua portuguesa para imigrantes erefugiados



Rio oferece curso de língua portuguesa para imigrantes e refugiados
Capacitação
O curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira é oferecido pelo Pronatec

EBC


Além do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul também fecharam parceria com o governo federal e oferecem aulas do Pronatec para cerca de 400 imigrantes e refugiados


Imigrantes e refugiados que não têm o pleno domínio do português podem estudar o idioma no Rio de Janeiro. O curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), começou nesta segunda-feira (28).

A aula inaugural ocorreu na última quarta-feira (23), no auditório da Cruz Vermelha Brasileira. As aulas regulares estão sendo ministradas no mesmo local para os 70 alunos inscritos, três vezes por semana.

O curso é uma parceria entre Ministério da Justiça, Ministério da Educação, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados e Migrantes (CEIPARM) e a Cruz Vermelha Brasileira.

O secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, explica que o objetivo do curso é fortalecer a integração social local como solução duradoura para os refugiados. Além do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul também fecharam parceria com o governo federal e oferecem aulas do Pronatec para cerca de 400 imigrantes e refugiados.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça