quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Imigração no Brasil


Brasil
06/11/2012 15:02
Imigração no Brasil

A imigração no Brasil estabeleceu grandes fatores na cultura, na demografia, na economia e na educação. Esse processo se dividiu em cinco partes:

- Imigração milenar: os índios povoaram o continente americano.

- Imigração colonial: ela foi formada por escravos africanos e portugueses.

- Imigração de povoamento: no ano de 1824, ela foi iniciada pelos alemães e em 1875 pelos italianos.

- Imigração como mão-de-obra: ela foi vantajosa para as fazendas de café no estado de São Paulo. Ela tinha o predomínio dos italianos, portugueses, espanhóis e japoneses.

- A última imigração: a demografia foi menor. Ela teve inicio em 1970.

O povo indígena chegou ao Brasil á 12 mil anos atrás. No ano de 1500, logo após o descobrimento do Brasil, os europeus ocuparam o território nacional.


Imigrantes chegando ao Brasil

Após 1500 até 1700, mais de 90 mil portugueses vieram para o Brasil, à maioria deles empresários que estavam falidos em Portugal.

Os primeiros imigrantes que se instalaram no Brasil foram os portugueses, depois vieram os suíços.

A partir do século XX, o Brasil teve que passar por uma fase de urbanização, ou seja, muitas pessoas deixaram a zona rural e foram procurar uma vida melhor na zona urbana, entre essas pessoas estavam vários imigrantes. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os imigrantes italianos, se instalaram na região da Mooca e da Bela Vista, tornando-se assim imigrantes urbanos. Esses imigrantes urbanos fizeram parte do comércio das cidades.

É importante ressaltar também que no século XX aumentou o número de judeus que desembarcou no Brasil.