sexta-feira, 29 de julho de 2016

Campanha com crianças negras estimula debate sobre racismo em Santa Cruz do Sul



Contra o preconceito
Campanha com crianças negras estimula debate sobre racismo em Santa Cruz do Sul
Ação, batizada de Pretinhosidades, quer romper com o estereótipo de que na cidade, de forte colonização alemã, só tem moradores de pele clara


Imagens da iniciativa circularam em linha do transporte público do município Foto: Luciele Oliveira / Divulgação


Uma campanha contra o racismo tomou conta das ruas de Santa Cruz do Sul nesta quinta-feira. A ação, chamada Pretinhosidades, uma junção das palavras preto e preciosidade, pretende romper com o estereótipo de que o município do interior gaúcho – que tem forte colonização alemã – é composto apenas por cidadãos de pele e olhos claros.

Preta Gil registra ataque racista que sofreu na internet
Ismael Caneppele: questão de pele
A arte brasileira ainda não sabe lidar com o negro, diz a escritora Ana Maria Gonçalves


A campanha traz fotos de seis crianças negras, com idades entre quatro e sete anos, acompanhadas da frase Santa Cruz também é negra. A ação foi espalhada na linha de ônibus 310-Murtinho e tem o movimento negro de Santa Cruz à frente da organização.

– Quem é negro em Santa Cruz cresce ouvindo que a cidade não é sua, por não ter descendência alemã. É um racismo que já está enraizado, especialmente nas propagandas que são feitas para promover a cidade. Esse é um discurso que permanece ao longo do tempo. O que a gente quer é que nossos filhos se reconheçam como cidadãos santa-cruzenses – declara Marta Nunes, professora universitária e uma das idealizadoras do projeto.

As fotos foram feitas em locais de referência da cidade. Marta diz que a receptividade tem sido bastante positiva por parte da população. A campanha vai continuar durante um mês, com possibilidade de ser estendida para outras linhas do transporte público e até mesmo a escolas.

– Escolhemos uma linha de ônibus que circula por toda a cidade. A ideia é de que as nossas crianças negras da periferia se enxerguem e que possamos trazer toda a sociedade santa-cruzense para o debate – acrescenta Marta.