quinta-feira, 30 de junho de 2011

Obama defende reforma integral no sistema de imigração americano

Obama defende reforma integral no sistema de imigração americano

Presidente propôs legalizar estudantes, mas também pediu maior vigilância nas fronteiras e sanções para empresas que contratam ilegais
Redação ÉPOCA, com Agência EFE
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama defendeu nesta quarta-feira (29) uma reforma migratória integral, que seja construída de forma equilibrada e que inclua milhares de estudantes imigrantes ilegais.

O presidente, no entanto, disse que o polêmico software E-Verify, que permite que as empresas verifiquem o status migratório dos empregados, deve fazer parte do novo sistema. "A meta agora é ver se podemos aperfeiçoar o sistema do E-verify", disse.

O programa é obrigatório para as empresas que têm contratos com o governo federal, e voluntário para os demais, mas líderes do Partido Republicanos defendem que o E-Verify seja um requisito para todo o setor privado. Ativistas pró-imigrantes questionam a proposta, e dizem que o programa contém erros que já comprometeram o trabalho de muitos empregados, inclusive cidadãos americanos.

Para Obama, a reforma migratória deve incluir maior vigilância na fronteira, sanções para empresas que contratam imigrantes ilegais e uma via para a legalização "de quem atualmente está vivendo na sombra".

O presidente também defendeu o Dream Act, proposta que tramita no Senado voltada para estudantes estrangeiros ilegais. A lei daria residência permanente a menores que chegaram ilegalmente aos EUA e que se formaram em escolas americanas com bom histórico escolar. Obama pediu a legalização de estudantes que "se sentem americanos, que estão prontos para investir no país, que estudam em universidades e lutam em nosso Exército, ou mesmo que abram negócios
Revista Època