quinta-feira, 25 de setembro de 2014

EUA destacam cooperação com o Brasil na luta contra imigração ilegal


EUA destacam cooperação com o Brasil na luta contra imigração ilegal

São Paulo, 23 set (EFE).- Os Estados Unidos destacaram nesta terça-feira o papel fundamental da cooperação com o Brasil e demais países da região na luta contra entrada ilegal de imigrantes, especialmente africanos, que usam o território brasileiro como ponte para furar a fronteira americana.

O trabalho de parceiras entre países latino-americanos, especialmente do Brasil e dos EUA, foi abordado hoje por representantes dos dois governos durante um seminário realizado em São Paulo.

A investigadora do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Cheryl Bassett, destacou as fragilidades nas fronteiras de todos os países e a importância de compartilhar informação em nível transnacional.

'Não há outra forma de combater os crimes internacionais se não conversando com nossos companheiros', defendeu Bassett durante a participação no evento organizado pelo Consulado dos Estados Unidos na capital paulista e o governo de São Paulo.

A comunicação direta entre as autoridades brasileiras e americanas foi fundamental para desarticular em 2009, em São Paulo, uma organização internacional que cobrava para enviar imigrantes ilegais da África aos Estados Unidos com documentos falsos, mostrou um dos casos apresentados pelos participantes.

O estado de São Paulo servia de ponte entre o continente africano e os EUA devido à ampla variedade de rotas terrestres e áreas em torno do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior da América do Sul, segundo a Polícia Federal.

Depois de chegarem à capital paulista, os imigrantes passavam por um árduo percurso por diversos países da América Latina até alcançarem a fronteira entre o México e os EUA.

Para evitar casos similares, o governo de São Paulo e o consulado americano assinaram no ano passado um convênio para reforçar a cooperação direta.

'Estamos trabalhando com a polícia e o governo federal, reforçando nossos acordos. Temos boas relações com o governo brasileiro e podemos continuar assim', afirmou a agente federal dos EUA Kareem Hernández. EFE

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2014, todos os direitos reservados