sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Aumenta fuga de cubanos para EUA apos anuncio de aproximação



Migração
Aumenta fuga de cubanos para EUA após anúncio de aproximação
Em dezembro, 481 cubanos foram capturados no mar ou chegaram à costa dos Estados Unidos

Publicado em 05/01/2015, às 21h39






AFP


Nos primeiros dias de janeiro, as autoridades americanas detiveram 96 imigrantes cubanos que tentavam chegar ao estado da Flórida a bordo de balsas
Foto: Marina Italiana


O número de "balseiros" cubanos que chegaram aos Estados Unidos ou foram capturados no mar mais do que dobrou no mês de dezembro em relação ao mesmo período de 2013, após o anúncio da aproximação entre Washington e Havana, informou nesta segunda-feira a Guarda Costeira.



Leia Também
Cameron quer restringir imigração no Reino Unido
Obama anuncia na próxima semana novas medidas sobre imigração
Obama pede ajuda a presidentes para lidar com imigração



Em dezembro, 481 cubanos foram capturados no mar ou chegaram à costa dos Estados Unidos em 37 eventos, assinalou a Guarda Costeira em um comunicado.

"Isto é um aumento de 117% em relação a dezembro de 2013", destaca o texto.

Nos primeiros dias de janeiro, as autoridades americanas detiveram 96 imigrantes cubanos que tentavam chegar ao estado da Flórida a bordo de balsas, colocando sua vida em risco.

Em resposta ao incremento da imigração irregular, a Guarda Costeira ampliou seu patrulhamento em torno da Flórida, cujo ponto mais austral está a apenas 144 km de Cuba.

Nesta segunda-feira, a Guarda Costeira repatriou 121 cubanos detidos nos últimos dias.

O aumento do número de balseiros ocorre após o presidente americano, Barack Obama, e seu colega cubano, Raúl Castro, anunciarem a decisão de caminhar para a normalização das relações diplomáticas após meio século de rompimento.

O número de "balseiros" cubanos que viajam para os Estados Unidos cresceu 75% entre 2013 e 2014, de 2.129 a 3.722, segundo a Guarda Costeira.