segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Memória da imigração japonesa em tom poético

 



Memória da imigração japonesa em tom poético
Em ‘Tokiori’, Paulo Pastorelo mescla cartas, depoimentos e filmes para retratar trajetória de famílias em São Paulo
21 de novembro de 2013 | 18h 18

Notícia


A+ A-


inCompartilhar


Luiz Zanin Oricchio - O Estado de S. Paulo




Divulgação
Cena de 'Tokiori'

Memórias da imigração são sempre muito comoventes. Ainda mais quando tratadas com a sensibilidade empregada por Paulo Pastorelo neste belíssimo Tokiori – Dobras do Tempo. A entrevistas com personagens, o autor mescla seu depoimento pessoal, cartas, filmes e músicas para compor o painel da imigração japonesa ao Brasil, em particular a São Paulo. Seu foco são cinco famílias estabelecidas no bairro de Graminha, distrito de Oscar Bressane, no oeste paulista, a 500 quilômetros da capital.

O, digamos assim, pivô da história é Yoshie Sato, que chegou ao Brasil aos nove anos de idade, acompanhada dos pais e irmãos. A família chegou a Graminha em 1936 e, através de uma série de casamentos, uniram-se em parentesco às famílias fundadoras do bairro, os Yanai, Yoshimi, Funo e Okubo.

Aos poucos, a memória da imigração vai se estabelecendo através dos elementos reunidos pelo diretor. Em especial, pelo vai e vem que se estabelece entre Brasil e Japão quando o fluxo se inverte e muitos brasileiros descendentes de japoneses seguem para a terra dos ancestrais em busca de vida melhor. Exatamente o que havia motivado esses ancestrais a procurarem uma terra tão distante e improvável como o Brasil.

Pelos depoimentos dos mais velhos, temos um retrato de como nos viam. Uma terra ignota, selvagem, incompreensível. Uma vez estabelecidos, afloram alguns preconceitos, como o de que o “brasileiro não gosta de trabalhar”. Por outro lado, a incorporação inevitável dos costumes locais, o feijão com arroz cotidiano à mesa. São experiências contraditórias, cruzadas, aquele sentimento que os franceses descrevem comodépaysement – a falta de solo na ausência do país de origem e das suas referências culturais.

Alguns fatos notáveis emergem em meio às lembranças banais do cotidiano. A guerra e suas consequências, quando os japoneses foram considerados inimigos internos e vistos com desconfiança. A experiência talvez tenha sido ainda mais dramática para os japoneses, com a divisão interna na colônia entre os que acreditavam que os japoneses haviam sido derrotados e os que se recusavam a crer nos fatos.

Mas é no âmbito subjetivo que este documentário apresenta suas melhores cartas. Nas fotos que, em seu rigoroso silêncio, não cessam de falar e nas cartas, uma em especial que narra a longa e penosa travessia marítima do Japão ao Brasil. A magia sofrida da imigração, este estar perene entre duas culturas e duas esperanças, desvela-se então por inteiro. Quem é imigrante, ou de família de imigrantes, sabe o que é isso.