domingo, 10 de janeiro de 2016

Chega ao fim burocracia para ter cidadania italiana


Chega ao fim burocracia para ter cidadania italiana


Uma ótima notícia está vindo para todos descendentes de italianos, visto agora que o processo para tirar a cidadania italiana irá perder sua burocracia, facilitando a legalização e aprovação para quem busca.

Em 1961, o Brasil em conjunto com diversos países, inclusive Itália, assinaram o Pacto de Haia, um pacto que todos os países assinantes, tivessem seus documentos civis reconhecidos automaticamente. Feito há mais de 50 anos, o pacto continua em vigor, apesar do Brasil só aceitar sua adesão em outubro desse ano.

Porém, ainda existem motivos para aguardarmos um pouco mais, visto que o Pacto apenas foi ratificado em junho desse ano, e ainda alguns processos precisam ser aceitos e realizados para que o mesmo seja válido. Entre os processos, o pior é a questão de que os países precisam aceitar a retificação do Brasil, o que demora no máximo um tempo de 8 meses.

A deputada Renata Bueno que está na frente dessa batalha na câmara, informou que alguns processos são meras formalidades e que um grande passo já foi dado. Confiara o vídeo abaixo que a deputada explica a situação do pacto.

Em entrevista a seu próprio site, a deputada exclamou: “Pessoalmente, e em nome de toda a comunidade italiana, deixo os meus agradecimentos a todos os que colaboraram para retomar esta antiga batalha, os parlamentares do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, o meu pai deputado Rubens Bueno, que me acompanhou em minha última reunião, o Embaixador Pedro Borio, que foi o primeiro a nos receber, o presidente do congresso, Renan Calheiros e o relator Antonio Anastasia, que deram aprovação à ratificação mediante nossa solicitação, e todos os já mencionados interlocutores, que me receberam com muita atenção e que demonstraram grande interesse na causa (…) podemos já nós considerar satisfeitos porque mais do que metade do caminho está feito. De fato, a aprovação da adesão do Brasil pelos outros países signatários é mera formalidade”.

VÍDEO EXPLICATIVO (copie o link e cole no seu navegador) http://www.clicknovaolimpia.com.br/slideshow/id-311206/chega_ao_fim_burocracia_para_ter_cidadania_italiana